14 de agosto [Seminário Internacional | dia 2] Fo
  • Public
  • Organized by IMS Paulista (16 events)
  • Wednesday 14 August, 02:30 PM

AS INSCRIÇÕES PARA ESSE EVENTO ESTÃO ESGOTADAS.
CASO QUEIRA ENTRAR NA LISTA DE ESPERA, CLIQUE AQUI.

O seminário Fotografia moderna? Fragmentos de uma história (Brasil, 1900-1960) reunirá pesquisadores que atuam dentro e fora do país para discutir diferentes aspectos da produção fotográfica durante a primeira metade do século XX. A partir de abordagens inéditas, os autores apresentarão novos caminhos da pesquisa sobre fotografia, tendo em vista aspectos documentais, simbólicos e sua relação com as artes. O período abordado implica uma reflexão sobre como diferentes projetos de modernidade para o Brasil vieram à tona por meio da fotografia. O objetivo é investigar como esses projetos se expressam por meio de temas e nas formas de fotografar.

PROGRAMA
14 DE AGOSTO
Sessão 3: Imagens do cotidiano
14:30 - Fotografia e cotidiano no Brasil do início do século XX, Tadeu Chiarelli
14:55 - “Leve uma Kodak consigo”: fotografia amadora e modernidade no Rio de Janeiro (1900- 1950), Adriana Martins Pereira
15:20 - Debate
15:50 - Intervalo
Sessão 4: Entre a profissionalização e a arte
16:30 - Entre Valérios: imagens de uma modernidade, Iara Schiavinatto
16:55 - Pictorialismo no Brasil, Fábio DAlmeida
17:20 - A participação brasileira na Federação Internacional da Arte Fotográfica, 1950-1965, Alise Tifentale
17:45 - Debate

PALESTRANTES
Adriana Martins Pereira é mestre em memória social (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e doutora em história social (Universidade de São Paulo). É autora do livro Lentes da memória: a descoberta da fotografia de Alberto de Sampaio (1888-1930) (2016), ganhador do Prêmio Jabuti em 2017, e que foi tema de exposições no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Alise Tifentale é doutoranda em história da arte na City University of New York, com pesquisa sobre aspectos globais da fotografia no pós-guerra (1950-1965). Fundadora e editora da revista de fotografia Foto Kvartals (2005–2010), foi cocuradora do Pavilhão Latvia na 55a Bienal de Veneza (2013) e é autora de The Photograph as Art in Latvia, 1960–1969(2011).
Fábio D’Almeida é pós-doutorando em história e teoria da arte na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e na École du Louvre. Entre 2014 e 2015, atuou como pesquisador no Institut National d’Histoire de l’Art de Paris. Doutor em história, teoria e crítica da arte pela USP, suas pesquisas abordam a arte e a fotografia realizadas no Brasil no século XIX.
Heloisa Espada é curadora do Instituto Moreira Salles. Doutora em história, teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo. É autora de Monumentalidade e sombra: o centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot (2016). Entre as exposições que organizou, estão Geraldo de Barros e a fotografia (2014) e Conflitos: fotografia e violência política no Brasil, 1889-1964 (2017).
Helouise Costa é professora livre-docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. É coautora do livro A fotografia moderna no Brasil (2004), coorganizadora de As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro, 1940-1960 (2015) e curadora de diversas exposições, entre elas, Fronteiras incertas: arte e fotografia no Acervo MAC USP (2013).
Iara Schiavinatto é professora livre-docente do Instituto de Artes da Universidade de Campinas. Atua nas áreas da história intelectual, cultura visual e patrimônio. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa sobre Hercule Florence com apoio do CNPq. Entre seus livros, destaca-se Cultura visual. Imagens da modernidade (2018).
Tadeu Chiarelli é professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador do Centro de Pesquisa Arte & Fotografia da ECA/USP, desde 2004. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2010-2014) e da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2015-2017). Entre seus livros, estão Pintura não é só beleza. A crítica de Mário de Andrade (2007) e Um Modernismo que veio depois (2012).

Perguntas frequentes
Quantos ingressos são vendidos por pessoa? São vendidos apenas 2 ingressos por pessoa.
Posso entrar depois do início do seminário? Sim.
Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.
Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento? 
Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).
Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento. 
Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Sim.
Quem tem direito a meia-entrada? Professores da rede pública, estudantes, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
É possível comprar ingresso no dia do seminário? Sim, desde que haja disponibilidade de lugares.
Quais as formas de pagamento? Para compra pela plataforma Eventbrite apenas com cartão de crédito. Para compras realizadas na bilheteria local, além de cartão, também aceitamos pagamentos em  cartão de débito e dinheiro.

Informations

Wednesday 14 August, 02:30 PM

till Wednesday 14 August 06:30 PM

Map

map
IMS Paulista Avenida Paulista, 2424 São Paulo BR
IMS+Paulista

IMS Paulista

  • Event's organizer

  Inaugurado em 20 de setembro de 2017, o IMS Paulista abriga toda a programação organizada pelo instituto na cidade. Em 2017, o projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos conquistou o prêmio de melhor obra de arquitetura em São Paulo, concedido pela APCA na categoria Arquitetura e Urbanismo. São nove andares, todos com pé-direito duplo, em um prédio realizado a partir de conceitos sustentáveis. Para o arquiteto Marcelo Henneberg Morettin, um dos maiores desafios foi resolv...

16 events

More events in São Paulo

Menu

Close